Batman: A Série Animada

Batman: A Série Animada



Batman: A Série Animada ou O Novo Batman,[1][2] chamada em inglês de Batman: The Animated Series (muitas vezes abreviado Batman: TAS), é uma série de animação baseada no super-herói da DC Comics Batman. Foi aclamada pela crítica: venceu quatro prêmios Emmy, indicado por seis pessoas.[3][4] É conhecida por ser a primeira a se passar no que se convencionou chamar DC Animated Universe, ou Universo Animado DC. Foi produzido pela Warner Bros. Animation.

O estilo visual da série é baseado no trabalho artístico do produtor Bruce Timm.[5] A série original foi exibida na FOX americana a partir de 5 de setembro de 1992, encerrando-se em 15 de setembro de 1995.[6][7] Timm, Alan Burnett e Eric Radomski tiveram a incumbência de desenvolver e produzir a série de animação juntamente com a equipe de roteiristas - geralmente o mais citado é Paul Dini - e escritores. Quando a primeira temporada da série foi exibida, não havia sido colocado "propositalmente" o título na tela, mas oficialmente a série foi chamada de Batman: The Animated Series, seguindo os nomes usados nos anúncios promocionais.

Ao longo dos últimos capítulos, a série foi renomeada para As Aventuras de Batman e Robin (no original The Adventures of Batman and Robin).[1] Vale notar que o título As aventuras de Batman e Robin foi originalmente usado nos desenhos animados entre 1969 e 1970, criado pela Filmation e que foram ao ar na CBS.

O sucesso da série original atingiu grandes proporções, levando a que fossem criadas outras baseadas nos conceitos estabelecidos dessa primeira série. De 1997 a 1999 surgiu a série The New Batman Adventures, também conhecido como Batman: Gotham Knights, com a ampliação do elenco de heróis: foram incluídos Batgirl e Asa Noturna, além de um novo Robin. Os episódios foram exibidos juntamente com novos capítulos de Superman: The Animated Series, conhecido em português como As Novas Aventuras de Batman e Superman (The New Batman/Superman Adventures).[8] Algumas vezes, os enredos dos episódios de As Novas Aventuras de Batman foram combinados com os de Batman: The Animated Series usando-se a mesma sequência introdutória. Isso levou a que muitas fontes listassem essas séries como sendo uma única, quando são duas.

Durante anos, o departamento de animação da Warner Bros foi reconhecido apenas pelos desenhos dos Looney Tunes e de seus derivados, tais como a série Tiny Toon Adventures. A série do Batman, que foi a primeira tentativa de se fazer um grande desenho animado, conseguiria um sucesso inesperado e levou a que se fossem iniciadas outras adaptações animadas de personagens da DC Comics.



FICHA TÉCNICA: 

Idioma: Dublado
Resolução:  640x480
Formato: Avi
Credito: R. Souza

Se pedir a senha para acessar o arquivo: bat




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.